Para evitar a dor no pescoço, braços e costas durante seu passeio de moto é importante ter postura corporal adequada.

TRÊS POSTURAS BÁSICAS

Existem três posturas básicas em uma motocicleta. Cada postura possui variabilidade baseada no design da moto e no tamanho do piloto. As posturas básicas são: Padrão (Standard), Esporte (Sport) e Cruzeiro (Cruiser). Cada uma delas tem seus prós e contras. Ao invés de entrar no debate de qual é melhor, vamos nos concentrar em como evitar a fadiga e lesões em cada uma delas.

POSTURA PADRÃO DE PILOTAR (STANDARD)

(Trail, Big Trail, Off Road e etc…)

O piloto tem que estar em uma posição neutra, vertical na região inferior das costas (lombar) e do quadril. Seus braços e ombros ficam relaxados e ele alcança as manoplas e os controles sem problemas. Esta postura mantém as costas retas e o pescoço (coluna cervical) neutro. Os ombros e cotovelos são mantidos de maneira confortável sobre os controles, sem hiperextensão dos ombros e cotovelos. Os cotovelos  ficam semi flexionados e os antebraços paralelos ao chão. Se você tem um quadro pequeno ou está montando uma moto muito grande, as manoplas e os controles podem estar um pouco fora de alcance. Isso fará com que se incline para frente, ou pior, se alongar demais para atingir os controles. A postura errada, mais alongada além de dificultar a pilotagem, pode levar a acidentes e lesões no ombro como pontos gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico e síndrome do impacto no ombro.

 

    • POSTURA ESPORTE DE PILOTAR (SPORT)

(Sport, Super Sport, Naked e etc…)

Na postura esporte, o corpo está inclinado para frente, os pés para trás dos joelhos e a cabeça em extensão. Os antebraços paralelos ao solo e os punhos próximos da neutralidade. A velocidades elevadas o peso do corpo é suportado pela pressão do ar correndo para o dorso. Mas em baixas velocidades não há pressão suficiente e o piloto apóia o peso do corpo nos punhos e nos músculos da região mais baixa da coluna vertebral, a região lombar. Os músculos da região cervical, o pescoço, suportam o peso da cabeça em extensão, o que pode levar às dores de cabeça suboccipital. Ficar pilotando em postura errada nesta moto pode causar lesões no punho como tendinites, síndrome do túnel do carpo e gerar ou agravar lesões nos discos intervertebrais.

 

    • POSTURA DE CRUZEIRO DE PILOTAR (CRUISER)

(Cruiser, Custom, Estradeiras e etc…)

Nesta postura o piloto tem os pés para frente do corpo, o assento mais baixo e as manoplas e controles ligeiramente ou muito mais elevados. O piloto fica em uma posição levemente reclinada, com os pés para frente dos joelhos, de 90° para cima. As manoplas e controles são maiores e mais altos do que em outros modelos. A cabeça e a coluna cervical ficam eretas e neutras, o quadril relaxado com as penas mais perto do tanque de combustível. Esta postura parece, e é confortável, pelo relaxamento das estruturas corporais. Com a pelve em flexão mínima há uma redução na pressão da base do sacro e do disco intervertebral L5-S1. Em velocidades mais altas, andar sem bolha (parabrisa) provoca um grande aumento na pressão do ar no peito dos pilotos. Como resultado, o condutor tem que se inclinar ligeiramente para frente para manter a aderência adequada sobre os controles. Isto pode causar problemas de fadiga para os músculos anteriores do pescoço e do abdômen.

ESCOLHA SABIAMENTE E PILOTE SEM PROBLEMAS

Seja qual for sua moto preferida e sua postura de pilotagem favorita, certifique-se que está tomando todas as medidas necessárias para uma condução saudável e segura. Lembre se de que manter os punhos, ombros, pescoço e coluna lombar em alinhamento correto. Fazer isso não só vai reduzir o risco de fadiga muscular e outros problemas ligados à coluna, mas fazer de você um piloto mais seguro. 

Às vezes um comprimento modificado no guidão ou assento novo pode fazer toda a diferença para que desfrute sempre da melhor maneira e com o maior conforto a liberdade das duas rodas.

OS PROBLEMAS E LESÕES MAIS COMUNS NO MOTOCICLISMO

O motociclismo é uma delícia e um estilo de vida, porém tem de ser pensado tanto na segurança da pilotagem, quanto da nossa própria postura e condição física para termos o prazer das duas rodas sem dores pela vida toda. Acima estavam as posturas mais comuns de pilotagem correta.

LEMBRE-SE SEMPRE QUE UMA POSTURA CORRETA AO PILOTAR NO DIA A DIA, E UMA CONSULTA PREVENTIVA AO QUIROPRAXISTA LHE EVITAM VÁRIOS PROBLEMAS E LESÕES FUTURAS NA COLUNA VERTEBRAL E O SEU PROVÁVEL AFASTAMENTO DE SUA MOTO. 

Crédito: Tatiana Kunz

Categories: BlogTags:

Leave a Comment