A Quiropraxia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Importante para o corpo

Quando se fala em quiropraxia, essa é lembrada sempre como tratamento para dores, mas ela também tem uma grande importância na prevenção de problemas da coluna e das articulações. Confira alguns problemas que a quiropraxia ajuda a combater:

  • Hérnia de Disco

  • Dores de Cabeça

  • Dores no Pescoço

  • Lombalgia

  • Escoliose

  • Dor ciática

A avaliação e a primeira consulta?

Na primeira consulta o quiropraxista realiza a anamnese que direcionam a origem do problema e já sugestionam possíveis tratamentos. Após é realizada a avaliação postural, testes ortopédicos e neurológicos dirigidos a queixa principal. 

 

A análise de exames de imagem, utilizados para confirmar o diagnóstico. 

 

Após essa avaliação são realizados os procedimentos quiropráticos iniciais, a técnica escolhida dependerá da condição física do paciente, idade e queixa. 

 

A partir da definição diagnostica será traçado um plano de tratamento. A adesão do paciente ao plano de tratamento bem como sua colaboração em relação às orientações posturais, de alongamentos e de exercícios físicos, é de extrema importância para alcançar os resultados esperados.

Duração do tratamento quiroprático

O tratamento não segue um padrão de número de consultas, cada paciente necessitará de um número específico de sessões para aliviar os sintomas e melhorar a causa do problema. 

 

Geralmente se inicia com uma ou duas consultas semanais, e isso dependerá da condição em que o paciente se encontra. 

 

A partir da melhora dos sintomas as consultas passam a ser espaçadas. Após a melhora iniciam se  as consultas de manutenção, as consultas passam a ser mensais ou trimestrais, conforme demanda do paciente.

Quais técnicas são utilizadas no

tratamento quiroprático

Dentre as técnicas da quiropraxia temos as manipulações manuais, ajustes e mobilizações realizadas diretamente nas articulações. 


No meu tratamento agrego diversas técnicas dentro da consulta quiroprática. 

Desde técnicas que liberam tecidos moles adjacentes a coluna, até técnicas de aceleração de tratamento para processos inflamatórios agudos e crônicos.